Pular para o conteúdo principal

Receitas

Receitas de sopas leves para o inverno


Não há época melhor para se deliciar com caldos e sopas do que o inverno.

Ingredientes perigosos: Entre os ingredientes mais calóricos que devem ser evitados em sopas quando não se quer ganhar peso estão macarrão, carne, queijo, azeite, bacon, creme de leite e pão italiano (aqueles que servem como tigela e são devorados ao final da sopa). Os grãos, como lentilha e grão-de-bico, apesar de saudáveis, se não forem misturados com vários legumes, tornam a sopa mais densa e calórica. Os tubérculos, como mandioquinha, mandioca, cará, batata e inhame, também merecem atenção, pois são ricos em amido, portanto, mais calóricos.

Pão: O pão pode ser usado como acompanhamento, no entanto, deve-se ficar atento à quantiade de fatias e ao tipo. O integral é sempre o melhor. Numa dieta de perda de peso, uma fatia é o suficiente. Para um esportista que treine bastante, duas a três ajudarão a adequar a quantidade de carboidratos necessários neste caso. Caso você prefira torrada, geralmente duas torradas industrializadas equivalem a uma fatia de pão.

Queijo ralado: Pode parecer inofensivo, mas cada colher de sopa contribui com 80 kcal.

Agradecimentos:
Cynthia Antonaccio, diretora da Equilibrium Consultoria em Nutriçao e Bem-Estar
Maria Cecília Corsi, nutricionista da Clínica Essencial Light
Vanessa Pimentel, nutricionista especializada em Obesidade e Fisiologia do Exercício


SOPA SUPER LEGUMES
Ingredientes:
2 cenouras em rodelas
2 chuchus em cubos
2 abobrinhas em cubos
1 xícara (chá) vagem picada
2 tomates (sem pele) em cubos
2 talos de salsão em tiras
1 colher (sobremesa) azeite
sal a gosto
2 litros de água
folhas de hortelã
2 colheres (sopa) salsa picada

Modo de preparo:
Numa panela grande, refogar os legumes no azeite e temperar com sal a gosto. Acrescentar a água e deixar cozinhar por 30 minutos. Desligar o fogo e juntar as folhas de hortelã, a salsa e servir.

Rendimento:4 porções / 150 kcal por porção


SOPA DE ABÓBORA COM QUEIJO BRANCO
Ingredientes:
1 colher (sopa) azeite
1 cebola pequena ralada
2 dentes de alho amassado
1kg de abóbora japonesa, sem fibras e sem sementes, cortada em cubos (cerca de 5 œ xícaras)
300g de mandioquinha descascada
4 xícaras de água
2 tabletes de caldo de galinha
sal e pimenta a gosto
1 xícara de leite desnatado
4 colheres (sopa) de requeijão light
150g de queijo minas em cubos bem pequenos
1 colher (sopa) salsa picada

Modo de preparo:
Aquecer o azeite e juntar a cebola e o alho para dourar. Acrescentar a abóbora e mandioquinha, a água, o caldo de galinha, o sal, a pimenta e cozinhar por 20 minutos ou até a abóbora ficar macia. Bater no liquidificador até obter uma mistura homogênea e então acrescentar o leite, bater um pouco mais e verificar o tempero. Colocar em tigelas individuais, adicionar o requeijão e o queijo, fazendo círculos para decorar por cima e salpicar a salsinha.

Rendimento: 4 porções / 150 kcal por porção


SOPA INDIANA COM FRANGO
Ingredientes:
300g de peito de frango (1 peito), temperado com sal e pimenta
1 colher (sopa) de margarina
2 colher (sopa) de cebola ralada
1 litro de água
1 cubo de caldo de galinha
4 colher (sopa) de arroz lavado e escorrido
1 colher (chá) de curry
4 colher (sopa) de purê de tomate
1 cebola picada
1 maçã sem casca ralada
1 colher (sopa) de coentro picado
4 colheres de sopa de milho congelado
4 colheres de sopa de ervilha congelada
4 colheres de sopa de grão de bico cozido

Modo de preparo:
Refogar a cebola na margarina, adicionar o frango e reservar. Numa panela, levar a água para ferver e dissolver o caldo de galinha. Adicionar o frango, o arroz, o curry, o purê de tomate e a cebola. Deixar cozinhar por 15 minutos. Acrescentar a maçã, o coentro, a ervilha, o grão de bico, o milho e deixar cozinhar por mais 10 minutos. Provar o sal e servir.

Rendimento: 2 porções / 150 kcal por porção


SOPÃO LIGHT
Ingredientes:
2 abobrinhas
1 nabo
2 pimentões verdes
1 maço de salsão
2 maços de cebolinha
1 repolho grande
1 maço de couve
1 cebola
3 cenouras pequenas
2 xícaras (chá) de vagem
1 caldo de legumes
1 lata de purê de tomate

Modo de preparo:
Lave e pique todos os ingredientes. Coloque em uma panela grande. Cubra com água e o purê de tomate. Ferva por 10 minutos e abaixe o fogo. Mantenha o ponto de fervura por 40 minutos. Desligue o fogo e sirva.

Rendimento: 10 porções / 18,5 kcal por porção


CALDO VERDE LIGHT
Ingredientes:
1 maço de couve manteiga
2 batatas descascadas
2 litros de caldo de galinha
sal a gosto

Modo de preparo:
Ferva o caldo de galinha com o sal e coloque as batatas para cozinhar. Retire-as da panela, esprema e recoloque no caldo. Enrole as folhas de couve sem o talo, corte o mais fino possível e coloque numa tigela com água fria por 10 minutos. Escorra e coloque na panela da sopa. Deixe cozinhar por 3 minutos. Sirva quente.

Rendimento: 2 porções / 89 kcal por porção


SOPA RÁPIDA DE MANDIOQUINHA
Ingredientes:
1 tablete de caldo de carne
2 1/2 litros de água
7 mandioquinhas
3 colheres (sopa) de salsinha picada

Modo de preparo:
Leve ao fogo o caldo de carne com meio litro de água, para dissolver. Acrescente as mandioquinhas picadas e mais 2 litros de água. Quando a mandioquinha estiver macia, bata-a no liquidificador com a mesma água do cozimento. Leve tudo novamente ao fogo para engrossar. Salpique a salsinha e sirva a seguir.

Rendimento: 5 porções / 138 kcal por porção


CANJA DE GALINHA
Ingredientes:
4 filés de frango (400 gramas)
œ xícara de arroz
2 batatas descascadas em cubos
2 cenouras
1 cebola
2 litros de água
Sal
Salsa

Modo de preparo:
Cozinhar o frango em uma panela com a água, o sal, a batata, a cenoura, a cebola e a salsa. Quando o frango estiver macio, colocar o arroz e manter no fogo. Depois de tudo cozido, desfiar o frango. Servir com salsa picada.

Rendimento: 4 porções / 182 kcal por porção


SOPA DE QUINUA
Ingredientes:
200g de cenoura cortada em cubos pequenos
200g de abóbora cortada em cubos pequenos
100g de salsão cortado em tiras finas
1 peito de frango cortado em tiras finas
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (café) de gengibre cortado em tiras finas
2 colheres (sopa) de salsa picada
3 cubos de caldo de galinha dissolvidos em 1 œ litro de água

Para a quinua
100g de quinua
250ml de caldo de galinha
1 cebola
1 dente de cravo

Modo de preparo:
Em um caldeirão coloque o azeite, o frango, a cenoura em cubos e deixe dourar. Se for necessário, vá pingando caldo de galinha para não grudar na panela. Coloque o restante do caldo de galinha e deixe cozinhar por 15 minutos.
Acrescente a abóbora, espere cozinhar até a abóbora ficar macia, e coloque o salsão e o açafrão. Cozinhe a quinua com a cebola inteira, o cravo e o caldo de galinha (250 ml). Em seguida, acrescente a quinua à sopa com o gengibre e por fim a salsa.

Rendimento : 4 porções / 150 kcal por porção


SOPA THAI
1 peito de frango
1 cebola
2 cubos de caldo de galinha dissolvidos em 1 litro de água
500ml de água de coco
200ml de leite desnatado
100ml de leite de coco
100g de requeijão light
1 pimenta dedo de moça
1 colher (sopa)de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de coentro em folhas

Modo de preparo:
Coloque o açúcar para dourar e acrescente o peito de frango, dourando-o neste açúcar. Vá pingando o caldo de galinha para não grudar o frango na panela. Acrescente o restante do caldo e deixe cozinhar até o peito de frango ficar macio. Depois de cozido, retire o frango e reserve o caldo. Desfie o frango e coloque-o de volta ao caldo. Acrescente o requeijão, o leite desnatado e deixe ferver por 4 minutos. Acrescente a água de coco e deixe ferver por mais 4 minutos. Abra apimenta dedo de moça, retire toda a semente, lave bem, seque, corte em tiras e acrescente na sopa. Coloque o coentro em folhas na hora de servir, apenas por cima da sopa.

Rendimento: 4 porções / 156 kcal por porção

Postagens mais visitadas deste blog

ALIMENTAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA !!!

Não há dúvida. Existe uma relação direta entre nutrição, saúde e bem-estar físico e mental do indivíduo. As pesquisas comprovam que a boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças. Há milhares de anos, Hipócrates já afirmava: “que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”. É isso mesmo. O equilíbrio na dieta é um dos motivos que permitiu ao homem ter vida mais longa neste século. A alimentação é usualmente tema de interesse das pessoas, porém, na prática, percebe-se que poucas pessoas apresentam comportamento alimentar sadio, quer seja por falta de conhecimento, quer seja por influência social e cultural dos meios de comunicação.             Uma alimentação balanceada pode lhe proporcionar: ·      Maior rendimento físico e mental; ·      Controle emocional; ·      Melhor composição corporal (musculatura firme e menos gordura); ·      Prevenção e controle de doenças; A nutrição e a atividade física são, há

EXCESSO de SÓDIO na alimentação é VENENO !!!!

Ultimamente venho falando muito com meus pacientes durante os atendimentos sobre o sódio na alimentação, pois os alimentos estão cada vez mais ricos desse mineral e assim contribuindo na elevação  da pressão arterial... Muitas pessoas ja controlam com uso de medicamentos, com isso precisam modificar a dieta e mesmo assim acabam deixando a desejar. Ainda venho alertar que o consumo de alimentos industrializados ricos em sódio (temperos industriais, biscoitos recheados, macarrão instantâneo, etc...) são a causa da retenção de líquidos. E para aqueles que iniciam uma reeducação alimentar precisam diminuir esses alimentos da dieta e assim obter um resultado satisfatório e se sentirão melhor. Para explicar o que eu venho sempre alertando, assiti 2 reportagens na TV GLOBO que muito me agradou e agora divulgo a você!   Estou disponível para qualquer esclarecimento sobre o assunto.... Simone Lage Procópio (Nutricionista) Pós-Graduada em Nutrição Humana e Saúde Pós-Graduanda em Nu

O segredo está na substituição dos alimentos

Se é para obter bons resultados no futuro, valem os esforços feitos hoje. Um dos segredos é a substituição de alimentos por outros com fonte equivalente de nutrientes, e mais saudáveis. Para a nutricionista Cristiane Zanela, professora do curso de nutrição da Universidade de Fortaleza (Unifor), não seria uma opção inteligente abolir o sal, o açúcar ou a gordura da alimentação. O prazer em comer tais alimentos é um fator que interfere na escolha deles e na não adaptação a outros, mas é preciso tentar mudar. “O ato de comer envolve bem mais que a ingestão de alimentos, envolve o prazer, o paladar. Estamos falando de ingredientes que fazem toda a diferença no sabor dos alimentos”. Ela aconselha a substituição ou o consumo menor deles. “Em substituição ao açúcar, temos os adoçantes. Em substituição ao sal, temos o sal light e o uso de ervas que dão um sabor acentuado aos alimentos, tornando-os mais palatáveis”, aconselha. Outra dica da nutricionista para a substituição é