Pular para o conteúdo principal
10 dicas para uma alimentação saudável !


Para ajudar as pessoas a ter uma dieta equilibrada, o Ministério da Saúde criou os 10 mandamentos da alimentação saudável. São atitudes que devemos tentar seguir no nosso dia-a-dia. Anote e aproveite:


1) Comer frutas e verduras. Por serem alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras. Pois elas melhoram a pele, unhas, disposição para as atividades do dia a dia e melhoram o funcionamento do intestino, entre outras coisas;

2) Para cada 2 colheres de arroz, comer 1 de feijão. Esses dois alimentos se complementam, principalmente no que diz respeito às proteínas (a proteína que falta em um, tem no outro e vice-versa). O hábito bem brasileiro de comer o arroz com feijão tem sido bastante recomendado!

3) Evitar gorduras e frituras. Comer em excesso alimentos ricos em gorduras pode provocar o aparecimento de doenças como a obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes.

4) Usar 1 lata de óleo para cada 2 pessoas da casa por mês. Essa medida serve para a pessoa ter uma idéia da quantidade de óleo que deve ser usada no preparo dos alimentos. O importante é não correr o risco de usar óleo em excesso.

5) Realizar no mínimo 3 refeições principais e 1 lanche por dia. O ideal é comer de 3 em 3 horas. Isso evita longos períodos em jejum. O melhor é comer mais vezes por dia, mas em menores quantidades (aumentar a freqüência e diminuir o volume). Quem fica muitas horas sem se alimentar acaba sentindo bastante fome e comendo exageradamente, além de acumular a gordura e queimar a massa magra (músculos) — o mesmo acontece com quem não tem hora certa para comer ou “pula” uma das refeições.

6) Comer com calma e não na frente da TV. Quando a pessoa come com pressa, além de não saborear o alimento, demora mais tempo para ficar satisfeita e por isso come mais. É como se ela não desse tempo suficiente para o organismo “perceber” a quantidade de alimento ingerida. Comer e assistir à televisão ao mesmo tempo faz com que a pessoa se distraia e não controle a quantidade de alimentos que está consumindo(engorda). Além disso, as propagandas de produtos alimentícios despertam ainda mais o apetite e, por conseqüência, a gula.

7) Evitar doces e alimentos calóricos. É importante observar não só a quantidade, mas também a qualidade dos alimentos, pois muitos deles são pobres em nutrientes e ricos em calorias – em geral os doces e alimentos gordurosos. Comer exageradamente esses alimentos facilita o surgimento de doenças como obesidade, diabetes e doenças do coração, entre outras. Não é proibido comê-los, mas devem ser evitados o máximo possível.

8) Comer de tudo, mas caprichar nas verduras, legumes, frutas e cereais. Não é preciso “cortar” nenhum alimento da alimentação. Basta prestar atenção nas quantidades e dar preferência aos alimentos ricos em nutrientes, ao invés de calorias.

9) A ingestão de líquidos durante todo o dia é de muita importância, mas devem ser evitados junto às refeições. Devem ser ingeridos no mínimo 8 copos de água por dia ou outros líquidos.  
 

10) Atividade física: duração e freqüência. O ideal é fazer um pouco de atividade física todos os dias. Você não precisa ficar várias horas se exercitando e suando sem parar. “Pegar pesado” é para atletas. Cada um deve procurar uma atividade que lhe agrade, convidar um amigo para se sentir incentivado e buscar a orientação de um professor de Educação Física. O que não pode é ficar parado!


 Com essas dicas você já começa a equilibrar sua alimentação, melhorando seu hábito alimentar e sentindo-se melhor !!!





“Faça do alimento o teu remédio!” (Hipócrates 450 a.C.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALIMENTAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA !!!

Não há dúvida. Existe uma relação direta entre nutrição, saúde e bem-estar físico e mental do indivíduo. As pesquisas comprovam que a boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças. Há milhares de anos, Hipócrates já afirmava: “que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”. É isso mesmo. O equilíbrio na dieta é um dos motivos que permitiu ao homem ter vida mais longa neste século. A alimentação é usualmente tema de interesse das pessoas, porém, na prática, percebe-se que poucas pessoas apresentam comportamento alimentar sadio, quer seja por falta de conhecimento, quer seja por influência social e cultural dos meios de comunicação.             Uma alimentação balanceada pode lhe proporcionar: ·      Maior rendimento físico e mental; ·      Controle emocional; ·      Melhor composição corporal (musculatura firme e menos gordura); ·      Prevenção e controle de doenças; A nutrição e a atividade física são, há

EXCESSO de SÓDIO na alimentação é VENENO !!!!

Ultimamente venho falando muito com meus pacientes durante os atendimentos sobre o sódio na alimentação, pois os alimentos estão cada vez mais ricos desse mineral e assim contribuindo na elevação  da pressão arterial... Muitas pessoas ja controlam com uso de medicamentos, com isso precisam modificar a dieta e mesmo assim acabam deixando a desejar. Ainda venho alertar que o consumo de alimentos industrializados ricos em sódio (temperos industriais, biscoitos recheados, macarrão instantâneo, etc...) são a causa da retenção de líquidos. E para aqueles que iniciam uma reeducação alimentar precisam diminuir esses alimentos da dieta e assim obter um resultado satisfatório e se sentirão melhor. Para explicar o que eu venho sempre alertando, assiti 2 reportagens na TV GLOBO que muito me agradou e agora divulgo a você!   Estou disponível para qualquer esclarecimento sobre o assunto.... Simone Lage Procópio (Nutricionista) Pós-Graduada em Nutrição Humana e Saúde Pós-Graduanda em Nu

O segredo está na substituição dos alimentos

Se é para obter bons resultados no futuro, valem os esforços feitos hoje. Um dos segredos é a substituição de alimentos por outros com fonte equivalente de nutrientes, e mais saudáveis. Para a nutricionista Cristiane Zanela, professora do curso de nutrição da Universidade de Fortaleza (Unifor), não seria uma opção inteligente abolir o sal, o açúcar ou a gordura da alimentação. O prazer em comer tais alimentos é um fator que interfere na escolha deles e na não adaptação a outros, mas é preciso tentar mudar. “O ato de comer envolve bem mais que a ingestão de alimentos, envolve o prazer, o paladar. Estamos falando de ingredientes que fazem toda a diferença no sabor dos alimentos”. Ela aconselha a substituição ou o consumo menor deles. “Em substituição ao açúcar, temos os adoçantes. Em substituição ao sal, temos o sal light e o uso de ervas que dão um sabor acentuado aos alimentos, tornando-os mais palatáveis”, aconselha. Outra dica da nutricionista para a substituição é