Pular para o conteúdo principal

ALIMENTAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA !!!



Não há dúvida. Existe uma relação direta entre nutrição, saúde e bem-estar físico e mental do indivíduo. As pesquisas comprovam que a boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças. Há milhares de anos, Hipócrates já afirmava: “que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”. É isso mesmo. O equilíbrio na dieta é um dos motivos que permitiu ao homem ter vida mais longa neste século.

A alimentação é usualmente tema de interesse das pessoas, porém, na prática, percebe-se que poucas pessoas apresentam comportamento alimentar sadio, quer seja por falta de conhecimento, quer seja por influência social e cultural dos meios de comunicação.
           
Uma alimentação balanceada pode lhe proporcionar:
·     Maior rendimento físico e mental;
·     Controle emocional;
·     Melhor composição corporal (musculatura firme e menos gordura);
·     Prevenção e controle de doenças;

A nutrição e a atividade física são, há muito tempo, um conjunto indispensável para a saúde e melhora da qualidade de vida.

A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde. Entretanto, para uma vida saudável, é necessário aliar o exercício físico a uma dieta balanceada, contendo alimentos de todos os grupos e nas quantidades adequadas.

A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular.

Quando uma pessoa se preocupa com seu peso e procura ajuda, o lado positivo é aquele que diz respeito à saúde, pois o excesso de peso, a obesidade, por exemplo, leva a muitos problemas associados tais como diabetes, colesterol alto, hipertensão.

A grande procura pelo profissional nutricionista é a maioria das vezes para obter perda de peso. Atualmente as pessoas estão se conscientizando mais da importância do profissional e a procura vem aumentando dia após dia.

Mas antes, buscam alternativas onde seus objetivos possam ser alcançados rapidamente e assim utilizam “produtos” ou “dietas” de emagrecimento. Mas o que acontece é que elas são submetidas a restrições drásticas na alimentação e ocorrendo sim a perda de peso, mas momentaneamente. No entanto, assim que retoma a sua rotina, a pessoa volta a engordar novamente. Um regime de proibições e severas restrições influenciam muito no humor, pois o ato de comer é prazeroso. Existem muitos regimes e dietas com promessas absurdas, sendo estas perigosas para o bem-estar do indivíduo, pois as grandes restrições alimentares podem causar inúmeras deficiências nutricionais. Por isso, um regime severo não deve ser feito sem acompanhamento e sem apoio de um profissional. Por que essas pessoas não ganharam aqueles quilos de um dia para o outro, isso vem de um histórico alimentar. A forma mais correta seria buscar um profissional que orientasse uma educação alimentar, renovando os hábitos do indivíduo para que possam ocorrer mudanças e então aprendendo a comer, e os “quilinhos indesejáveis” não voltariam. 

Quando você busca um nutricionista pela primeira vez, você terá uma EDUCAÇÃO alimentar e não uma reeducação, pois o que tivemos em casa foi uma CULTURA alimentar e a partir de então estará aprendendo a balancear a alimentação.

A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social
e não meramente a ausência de doenças e enfermidades.” (Cit. OMS)

Comentários

  1. Corpo e mente sã!!! Alimentação correta é a base de tdo para uma vida saudável!!! Rimã, vc arrasou como sempre com este blog!!! Sucesso sempre! Bjo. Te amo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

EXCESSO de SÓDIO na alimentação é VENENO !!!!

Ultimamente venho falando muito com meus pacientes durante os atendimentos sobre o sódio na alimentação, pois os alimentos estão cada vez mais ricos desse mineral e assim contribuindo na elevação  da pressão arterial... Muitas pessoas ja controlam com uso de medicamentos, com isso precisam modificar a dieta e mesmo assim acabam deixando a desejar. Ainda venho alertar que o consumo de alimentos industrializados ricos em sódio (temperos industriais, biscoitos recheados, macarrão instantâneo, etc...) são a causa da retenção de líquidos. E para aqueles que iniciam uma reeducação alimentar precisam diminuir esses alimentos da dieta e assim obter um resultado satisfatório e se sentirão melhor. Para explicar o que eu venho sempre alertando, assiti 2 reportagens na TV GLOBO que muito me agradou e agora divulgo a você!   Estou disponível para qualquer esclarecimento sobre o assunto.... Simone Lage Procópio (Nutricionista) Pós-Graduada em Nutrição Humana e Saúde Pós-Graduanda em Nu

O segredo está na substituição dos alimentos

Se é para obter bons resultados no futuro, valem os esforços feitos hoje. Um dos segredos é a substituição de alimentos por outros com fonte equivalente de nutrientes, e mais saudáveis. Para a nutricionista Cristiane Zanela, professora do curso de nutrição da Universidade de Fortaleza (Unifor), não seria uma opção inteligente abolir o sal, o açúcar ou a gordura da alimentação. O prazer em comer tais alimentos é um fator que interfere na escolha deles e na não adaptação a outros, mas é preciso tentar mudar. “O ato de comer envolve bem mais que a ingestão de alimentos, envolve o prazer, o paladar. Estamos falando de ingredientes que fazem toda a diferença no sabor dos alimentos”. Ela aconselha a substituição ou o consumo menor deles. “Em substituição ao açúcar, temos os adoçantes. Em substituição ao sal, temos o sal light e o uso de ervas que dão um sabor acentuado aos alimentos, tornando-os mais palatáveis”, aconselha. Outra dica da nutricionista para a substituição é