Pular para o conteúdo principal

ALIMENTAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA !!!



Não há dúvida. Existe uma relação direta entre nutrição, saúde e bem-estar físico e mental do indivíduo. As pesquisas comprovam que a boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças. Há milhares de anos, Hipócrates já afirmava: “que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”. É isso mesmo. O equilíbrio na dieta é um dos motivos que permitiu ao homem ter vida mais longa neste século.

A alimentação é usualmente tema de interesse das pessoas, porém, na prática, percebe-se que poucas pessoas apresentam comportamento alimentar sadio, quer seja por falta de conhecimento, quer seja por influência social e cultural dos meios de comunicação.
           
Uma alimentação balanceada pode lhe proporcionar:
·     Maior rendimento físico e mental;
·     Controle emocional;
·     Melhor composição corporal (musculatura firme e menos gordura);
·     Prevenção e controle de doenças;

A nutrição e a atividade física são, há muito tempo, um conjunto indispensável para a saúde e melhora da qualidade de vida.

A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde. Entretanto, para uma vida saudável, é necessário aliar o exercício físico a uma dieta balanceada, contendo alimentos de todos os grupos e nas quantidades adequadas.

A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular.

Quando uma pessoa se preocupa com seu peso e procura ajuda, o lado positivo é aquele que diz respeito à saúde, pois o excesso de peso, a obesidade, por exemplo, leva a muitos problemas associados tais como diabetes, colesterol alto, hipertensão.

A grande procura pelo profissional nutricionista é a maioria das vezes para obter perda de peso. Atualmente as pessoas estão se conscientizando mais da importância do profissional e a procura vem aumentando dia após dia.

Mas antes, buscam alternativas onde seus objetivos possam ser alcançados rapidamente e assim utilizam “produtos” ou “dietas” de emagrecimento. Mas o que acontece é que elas são submetidas a restrições drásticas na alimentação e ocorrendo sim a perda de peso, mas momentaneamente. No entanto, assim que retoma a sua rotina, a pessoa volta a engordar novamente. Um regime de proibições e severas restrições influenciam muito no humor, pois o ato de comer é prazeroso. Existem muitos regimes e dietas com promessas absurdas, sendo estas perigosas para o bem-estar do indivíduo, pois as grandes restrições alimentares podem causar inúmeras deficiências nutricionais. Por isso, um regime severo não deve ser feito sem acompanhamento e sem apoio de um profissional. Por que essas pessoas não ganharam aqueles quilos de um dia para o outro, isso vem de um histórico alimentar. A forma mais correta seria buscar um profissional que orientasse uma educação alimentar, renovando os hábitos do indivíduo para que possam ocorrer mudanças e então aprendendo a comer, e os “quilinhos indesejáveis” não voltariam. 

Quando você busca um nutricionista pela primeira vez, você terá uma EDUCAÇÃO alimentar e não uma reeducação, pois o que tivemos em casa foi uma CULTURA alimentar e a partir de então estará aprendendo a balancear a alimentação.

A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social
e não meramente a ausência de doenças e enfermidades.” (Cit. OMS)

Comentários

  1. Corpo e mente sã!!! Alimentação correta é a base de tdo para uma vida saudável!!! Rimã, vc arrasou como sempre com este blog!!! Sucesso sempre! Bjo. Te amo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O segredo está na substituição dos alimentos

Se é para obter bons resultados no futuro, valem os esforços feitos hoje. Um dos segredos é a substituição de alimentos por outros com fonte equivalente de nutrientes, e mais saudáveis. Para a nutricionista Cristiane Zanela, professora do curso de nutrição da Universidade de Fortaleza (Unifor), não seria uma opção inteligente abolir o sal, o açúcar ou a gordura da alimentação. O prazer em comer tais alimentos é um fator que interfere na escolha deles e na não adaptação a outros, mas é preciso tentar mudar. “O ato de comer envolve bem mais que a ingestão de alimentos, envolve o prazer, o paladar. Estamos falando de ingredientes que fazem toda a diferença no sabor dos alimentos”. Ela aconselha a substituição ou o consumo menor deles. “Em substituição ao açúcar, temos os adoçantes. Em substituição ao sal, temos o sal light e o uso de ervas que dão um sabor acentuado aos alimentos, tornando-os mais palatáveis”, aconselha. Outra dica da nutricionista para a substituição é ...
10 dicas para uma alimentação saudável ! Para ajudar as pessoas a ter uma dieta equilibrada, o Ministério da Saúde criou os 10 mandamentos da alimentação saudável . São atitudes que devemos tentar seguir no nosso dia-a-dia. Anote e aproveite: 1) Comer frutas e verduras . Por serem alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras. Pois elas melhoram a pele, unhas, disposição para as atividades do dia a dia e melhoram o funcionamento do intestino, entre outras coisas; 2) Para cada 2 colheres de arroz, comer 1 de feijão . Esses dois alimentos se complementam, principalmente no que diz respeito às proteínas (a proteína que falta em um, tem no outro e vice-versa). O hábito bem brasileiro de comer o arroz com feijão tem sido bastante recomendado! 3) Evitar gorduras e frituras . Comer em excesso alimentos ricos em gorduras pode provocar o aparecimento de doenças como a obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes. 4) Usar 1 lata de óleo para cada 2 pessoas da casa por mês...